Competição nº 4 - Corrida Internacional Leblon-Leme

Distância: 8Km
Local: Leblon a Leme (claro!)
Tempo - 31m52s
Colocação Geral - 208° entre 1000
Colocação na Categoria- 45°
Total Competido - 27,5Km

Semana de treino irregular, chuva, alimentação ruim... Tudo me desmotivou. Foi minha primeira competição grande, e a primeira fora de Friburgo. Larguei no meio da massa, o que me atrapalhou muito também, mas valeu pela experiância. Estreava minha primeira roupa decididamente de corrida, short e camiseta da Canalonga... Inovação e tanto! Herbert Lindsey, que tinha corrido a São Silvestre poucos dias antes, ganhou e ainda bateu recorde da prova.

Só voltaria a correr a Leblon-Leme com esse formato (com esse nome e em início de janeiro) 26 anos mais tarde. Estou lançando esse resultado em 2008, 26 anos depois, e uma coisa me chamou a atenção: com o tempo que fiz em 1982, eu teria tirado em 82º, 126 colocações a menos! Na categoria 15 a 19 anos, então, a coisa ainda fica mais impressionante: em vez de 45º, eu teria sido o 7º!

O que tem acontecido com o esporte nesse um quarto de século? As corridas têm mais gente (a Leblon-Leme de 2008 tem mais do dobro dos 1000 que correram em 1982). A produção não pode ser comparada: em 1982 não tínhamos camisetas, medalhas de participação, os chips não tinham ainda sido inventados e nem mesmo havia banheiros disponíveis. Mas enquanto o nível técnico dos atletas de elite subiu maravilhosamente, caiu muito o nível técnico dos corredores amadores. Por que isso ocorreu? Esse tema merecia uma investigação cuidadosa!

Comentários

Postagens mais visitadas