Competição n° 19 - Meia Maratona de Conselheiro Paulino - 3ª Meia Maratona

Distância: 21km
Tempo:
Local: Conselheiro Paulino, Banquete, Conselheiro
Colocação Geral: 5°
Colocação na Categoria: 1° Lugar!

Prova sensacional! Com vários atletas de ponta de fora da cidade, a disputa foi pelo pelotão intermediário e pela categoria 14 a 20 anos, principalmente contra meu adversário mais difícil, Marcos Chermont, que também era dessa mesma categoria. O percurso não me favorecia, pois descia na primeira metade em estrada de terra e tinha longas ladeiras após o retorno pelo asfalto - estava especialmente preocupado com a grande subida após as Furnas, quando tinha certeza que Marcos tentaria acelerar para se livrar de mim - ele sempre foi muito melhor do que eu nas subidas, e sabia disso...

Coloquei um bom ritmo na descida, mas não poderia tentar desgarrar de Marcos, pois corria o risco de não aguentar o ataque dele na subida. Assim, fui preparado psicologicamente para aguentar o ritmo dele ladeira acima. Assim aconteceu: logo nas primeiras ladeiras, ele perguntou "Essa é a ladeira que todo mundo está falando?". Eu respondi que sim, e logo o ritmo dele ficou fortíssimo, e foi com muita dificuldade que consegui não deixá-lo escapar. Aí veio meu golpe de sorte: ao passarmos pelas Furnas ele ficou surpreso, falando "Ué, as Furnas são aqui?". Na verdade, ele não conhecia o percurso, e não estava preparado para a pior ladeira justamente quando esperava que a ladeira iria ACABAR... Percebendo sua hesitação, mudei completamente minha estratégia: apesar de bastante cansado com a subida até então, percebi que ele não conseguiria reagir se eu AUMENTASSE o ritmo logo naquela hora! Especialmente, ele não estava preparado para perder para um mal subidor exatamente numa subida...

Subi a pior ladeira o mais rapidamente que consegui, abrindo preciosos segundos, e cheguei no último km com uma vantagem bem razoável. Marcos era bom nas subidas, mas sempre tive uma chegada mais forte do que a dele. A prova era minha! Ganhei dele, ganhei a categoria e ainda ultrapassei 2 ou 3 dos "estrangeiros" que pregaram ladeira acima.

Foi uma das minhas melhores meias maratonas, mas ainda haveria disputa mais emocionante pela frente...

Comentários

Postagens mais visitadas