Vice-Campeão Estadual de Cross! Competição nº 231 - Campeonato Estadual Master de Cross Country


Distância: 8km
Tempo: 39min07seg
Local: Pista de Cross da Ilha do Fundão, Rio
Colocação na Categoria: 2º


As provas de cross country costumam ser meio esquecidas no Brasil. Extremamente populares pelo mundo afora, costumam servir de pré-temporada para os atletas de fundo no hemisfério Norte. Corredores de rua e de pista unem-se em provas por trilhas de terra, lama e o que mais aparecer pela frente, ao longo dos primeiros meses do ano. A mais tradicional prova de cross country do Rio é a organizada há algumas décadas pela AVAT-RJ - Associação de Veteranos do Atletismo do Rio de Janeiro. A edição de 2012 foi realizada nesse domingo, na Ilha do Fundão, num percurso que incluía duas voltas de 4km entre a Faculdade de Educação Física e a pouco conhecida Reserva Ambiental do Catalão, escondida ao Nordeste da ilha. Os pisos incluíam grama, terra, um pouco de lama e até um trecho de 50m de asfalto, com duas ladeiras de respeito. Nada de percurso fácil!

Com apenas algumas dezenas de participantes, o Campeonato Estadual de Cross Country Master é uma competição diferente. Como prioriza os atletas veteranos, não há premiação geral, somente por categoria de idade. Também é uma corrida com baixo orçamento. A inscrição é barata. Foi emocionante ver novamente os fantásticos atletas que não aceitaram o mito da idade tomar conta de suas vidas e que continuam competindo a sério, mesmo com datas de nascimento bastante avançadas. Todos eram bem-vindos, veteranos ou não. No grupo que largou na manhã desse último domingo vimos não somente alguns antigos atletas, mas também os novos companheiros que só começaram a praticar o esporte recentemente. Havia lugar até para os que nem veteranos eram: os mais jovens competiram numa categoria extra, até 29 anos.

A prova em si foi bastante emocionante, pelas dificuldades do percurso e pela beleza de ver os indomáveis veteranos. Não é sempre que se vê um pelotão de líderes em que um corredor da categoria 35-39 anos duela com um da 45-49 e dois da 50-54 anos, deixando para trás vários atletas mais jovens.

Consegui um resultado excelente, fazendo uma prova tática. Aliás, esse é um diferencial das provas de cross: como o percurso é complicado, o tempo final importa muito pouco. Assim, ao termos poucos participantes, a verdadeira disputa passa a ser por posições (para os que gostam mesmo de competir) ou simplesmente pelo prazer de correr com excelente companhia num local privilegiado. No meu caso, larguei concentrado nos meus adversários de categoria e corri em busca do pódio - facilitado pelo fato dos números de peito sempre indicarem a categoria de cada atleta. Como sempre, foi bem complicado estabelecer o ritmo em um percurso tão variado, mas nesse ano consegui não ser derrotado pelas ladeiras do Catalão, como em anos anteriores: fui o vice-campeão da minha categoria, 45-49 anos. Foi uma manhã super legal para mim - por conta de contusões e outros problemas, eu já não conseguia fazer uma boa corrida desde 2010. Começo minha temporada de competições 2012 com o pé direito!



Relato publicado no Blog Pulso. em http://oglobo.globo.com/blogs/pulso/posts/2012/03/20/cross-country-master-relato-de-marcelo-assuncao-436734.asp

Comentários

Postagens mais visitadas