Vice-Campeão Estadual de Cross! Competição nº 231 - Campeonato Estadual Master de Cross Country
Tempo: 39min07seg
Local: Pista de Cross da Ilha do Fundão, Rio
Colocação na Categoria: 2º
As provas de cross country costumam ser meio esquecidas no Brasil. Extremamente populares pelo mundo afora, costumam servir de pré-temporada para os atletas de fundo no hemisfério Norte. Corredores de rua e de pista unem-se em provas por trilhas de terra, lama e o que mais aparecer pela frente, ao longo dos primeiros meses do ano. A mais tradicional prova de cross country do Rio é a organizada há algumas décadas pela AVAT-RJ - Associação de Veteranos do Atletismo do Rio de Janeiro. A edição de 2012 foi realizada nesse domingo, na Ilha do Fundão, num percurso que incluía duas voltas de 4km entre a Faculdade de Educação Física e a pouco conhecida Reserva Ambiental do Catalão, escondida ao Nordeste da ilha. Os pisos incluíam grama, terra, um pouco de lama e até um trecho de 50m de asfalto, com duas ladeiras de respeito. Nada de percurso fácil!
Com apenas algumas dezenas de participantes, o Campeonato Estadual de Cross Country Master é uma competição diferente. Como prioriza os atletas veteranos, não há premiação geral, somente por categoria de idade. Também é uma corrida com baixo orçamento. A inscrição é barata. Foi emocionante ver novamente os fantásticos atletas que não aceitaram o mito da idade tomar conta de suas vidas e que continuam competindo a sério, mesmo com datas de nascimento bastante avançadas. Todos eram bem-vindos, veteranos ou não. No grupo que largou na manhã desse último domingo vimos não somente alguns antigos atletas, mas também os novos companheiros que só começaram a praticar o esporte recentemente. Havia lugar até para os que nem veteranos eram: os mais jovens competiram numa categoria extra, até 29 anos.
A prova em si foi bastante emocionante, pelas dificuldades do percurso e pela beleza de ver os indomáveis veteranos. Não é sempre que se vê um pelotão de líderes em que um corredor da categoria 35-39 anos duela com um da 45-49 e dois da 50-54 anos, deixando para trás vários atletas mais jovens.
Relato publicado no Blog Pulso. em http://oglobo.globo.com/blogs/pulso/posts/2012/03/20/cross-country-master-relato-de-marcelo-assuncao-436734.asp
Comentários