Competição nº232 - Circuito Athenas, etapa 1


Distância: 5km
Tempo: 22min16seg
Local: Aterro do Flamengo, Rio
Colocação Geral: 55º / 760 (7,2%)
Colocação na Categoria: 10º / 250 (4%)



Qual pode ser o valor de uma prova de 5km? Depende de quem a corre. Para meu filho mais novo e meu sobrinho, os 5km do Circuito Athenas valeram como uma estreia. Para meu filho mais velho, valeram como um teste. Para mim, valeram como um desabafo!

Explicando: embora já tivessem participado de outras provas, meu filho mais novo e meu sobrinho competiam pela primeira vez como atletas treinados. Foi a primeira vez que conseguiram correr com uma certa regularidade por algumas semanas, seduzidos pela proposta do Circuito Athenas: o desafio de disputar uma série de provas com distâncias crescentes. Valeu como uma estreia, porque pela primeira vez, eles chegaram numa competição com uma consciência do quanto poderiam correr e do tamanho da encrenca que tinham pela frente. Sabiam que ritmo fazer e não se iludiam com a duração da prova. E saíram-se muito bem! Os sorrisos da chegada mostravam o novo horizonte que viam pela frente: treinar para superar os novos desafios que com certeza virão! Já querem as medalhas das próximas etapas para encaixar na que receberam dessa vez, e querem a camiseta dos que completam todo o circuito.

Já meu filho maior viu um valor diferente na prova: tentando voltar aos treinos e tendo passado uma semana pesada de estudos, sabia que não podia fazer o seu melhor. Mas estar na competição desse domingo era importante: os 5km serviriam de teste para saber como ele está fisicamente. Teremos o desafio de uma meia maratona no próximo domingo, e ele precisava sentir seu nível de condicionamento. A gente só conhece até onde pode ir quando é testado, e foi esse teste que ele fez. Não, ele não conseguiu correr muito bem, mas agora ele sabe o quanto precisará ser cauteloso na largada do próximo domingo em Belo Horizonte. Os 5km são longos o suficiente para testar seu condicionamento, mas para quem já está habituado com provas mais longas, permitem uma recuperação rápida o suficiente para que ele esteja inteiro em uma semana. Os 5km tiveram valor para ele, como preparação para o que virá logo em seguida!

Já para mim, os 5km tiveram o valor de um desabafo. Desde novembro de 2010, foram 14 provas ruins seguidas. Participei de competições sensacionais em diferentes cidades nesse tempo, mas em nenhuma delas pude me orgulhar dos resultados. Diversos problemas nas pernas e pulmões tiraram parte da graça de competir ao longo de mais de um ano. Na corrida anterior, tinha conseguido uma boa colocação num cross country, mas meu tempo deixou muito a desejar, pelas dificuldades do percurso - quase foi uma corrida boa, bateu na trave!. Nessa etapa do Circuito Athenas, porém, finalmente pude correr como antes. Competi contra o relógio, competi contra adversários e testei meus limites. Não foi o melhor tempo da minha vida nos 5km, mas esses 22:16 foram o melhor tempo desde que entrei na categoria dos 45 aos 49 anos. Eu teria sido o 3º colocado, se essa categoria internacionalmente usada existisse na prova - mas, infelizmente, o Circuito Athenas usa uma categoria não-padrão de 41 a 50 anos, dentro da qual eu apareço como o 10º colocado. Mesmo assim, consegui derrotar cerca de 96% dos adversários, o que é um belo resultado! Assim como meu filho, também chegarei em Belo Horizonte sabendo o que posso fazer - e tenho a chance de correr finalmente uma boa meia maratona, depois de longos 18 meses! Essa corrida valeu demais para mim!

Eu poderia falar mais ainda, sobre várias histórias de como a corrida valeu para muitos outros corredores nesse domingo. Como valeu para meu primo, como valeu para meus colegas de trabalho que correram em massa hoje... No fundo, acho que, para cada participante, houve um valor diferente no que viveu nessa manhã. E talvez isso seja o mais legal na corrida de rua: você encontra nela o significado que quer. Chegando ou não na frente, correndo bem ou não, cada um fica feliz do seu próprio jeito. E vamos treinar para a próxima, porque temos muito asfalto pela frente!

Comentários

Postagens mais visitadas